Algumas informações sobre Audiometria...

Avalia o grau da perda auditiva e o tipo de perda. Em crianças, é sugerido à partir de 3 anos iniciar essa Avaliação, e anualmente para anexar ao relatório escolar. Em adultos, como rotina, pode ser realizado á partir de 40 anos de idade ou se houver alguma queixa. A primeira Avaliação Auditiva em recém nascido é o Teste da Orelhinha e RCP (reflexo cócleo palpebral).

A Avaliação audiométrica trata-se de um exame que tem por intuito certificar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar os sons dos ambientes e ao falar. Através deste exame é que identificam possíveis alterações auditivas, permitindo que o especialista possa instruir os pacientes sobre as ações de prevenção ou tratamentos quando necessário e adequados, tudo em avaliações individuais.

Impedanciometria é um exame simples, indolor e que faz parte da avaliação básica da audição juntamente com a Audiometria.Ele avalia a membrana timpânica e os ossículos (martelo, bigorna e estribo) do ouvido médio, e pode sugerir um quadro de infecção, disfunção tubária ou outros problemas.


Audiometria Ocupacional


A audiometria ocupacional é um exame indolor e bem rápido e está prevista pelas leis trabalhistas, de acordo com a NR-7.

Para que sua efetivação seja favorável e haja a possibilidade total de sucesso, é recomendado que o colaborador não use fones de ouvido por, no mínimo 14 horas, pois existe uma grande necessidade de um repouso auditivo, fazendo com que as respostas no exame sejam adequadas.

Esse é um exame que precisa ser feito nas seguintes ocasiões:

  • Admimissão;
  • Seis meses após sua contratação;
  • Anualmente;
  • Na demissão.

No caso de algum problema ser encontrado, é de responsabilidade de a empresa adotar medidas de controle ou prevenção.

É importante ressaltar a importância do exame de audiometria ocupacional nos colaboradores de sua empresa.

Todo exame de audiometria ocupacional deve ser feito por profissionais que sejam legalmente habilitados.

O quanto é importante fazer esse exame com frequência?

Quando foi a última vez que sua empresa procurou fazer um exame auditivo nos funcionários e verificar como anda a audição deles?
É recomendada a realização de um exame de audiometria, ao menos uma vez por ano.