Psicologia Infantil

O QUE PRECISO SABER SOBRE PSICOTERAPIA INFANTIL

A terapia infantil é a psicoterapia direcionada ao atendimento à criança. Através de processos lúdicos com o intuito de atingir o universo infantil, levando-se em conta as necessidades e particularidades de cada indivíduo. Auxiliando a criança a encontrar caminhos para sentir-se melhor.

O terapeuta exerce a função de facilitador, capaz de identificar os conflitos e auxiliar na busca das melhores alternativas para lidar com eles, ao mesmo tempo em que orienta os pais como intervir diante dessas vivências.

ALGUNS COMPORTAMENTOS INDICATIVOS DE NECESSIDADE DE TERAPIA INFANTIL


COMO A PSICOLOGIA INFANTIL AJUDA A CRIANÇA

O psicólogo infantil, além de sua vocação para lidar com crianças, trabalha no sentido de oferecer um ambiente onde ela se sinta segura e acolhida. A forma de falar, o tom, as palavras que ele usa são todas elaboradas para criar um ambiente de confiança onde a informação sobre o que se passa com a criança seja colhida da melhor forma possível. Por exemplo, se você perguntar se ele está chorando porque o coleguinha bateu nele é possível que ele responda que sim, mesmo que não seja esse o motivo, pois se alguma vez algum coleguinha já deu algo parecido com tapinha e, ao ouvir esta pergunta, ele poderá lembrar deste episódio e pode responder que chora devido ao coleguinha, mesmo que este tapinha não tenha a nada a ver com o choro atual.

A IMPORTÂNCIA DOS PAIS NA PSICOTERAPIA INFANTIL

A partir do primeiro contato se estabelece uma parceria entre a família e o terapeuta, que será imprescindível para o tratamento. Os pais ao escolherem um profissional para acompanhar seu filho, assumem também responsabilidades como a manutenção da frequência, cumprimento das tarefas conjuntamente e estabelecer uma relação de confiança.

No início do tratamento é realizada uma ou mais entrevistas com ambos ou um dos pais e assim o profissional irá escutar a demanda familiar, realizar uma avaliação prévia do caso, esclarecer as dúvidas da família, explicar como realiza seu trabalho e estabelecer combinações.

Cria-se espaço de escuta para os pais, onde as questões individuais e familiares podem ser trabalhadas colaborando para a melhora dos filhos. Não se trata de psicoterapia para os pais, mas do acompanhamento familiar visando o progresso terapêutico da criança. Além disso, a psicoterapia infantil exige que o psicólogo muitas vezes realize intervenções com outros profissionais que atendem à criança.

O QUE SÃO ESTRATÉGIAS LÚDICAS

Estratégias lúdicas são jogos, teatrinhos, brincadeiras, confecção de desenho, pintura, colagem, dramatização, massinha de modelar, criação de personagens e histórias etc.

COMO AS ESTRATÉGIAS AJUDAM O PSICÓLOGO DE CRIANÇAS

As estratégias lúdicas podem contribuir para uma boa relação entre o psicólogo e a criança, porque a criança pode sentir-se mais à vontade e permitir que o profissional saiba quais atividades a criança mais gosta.

As crianças costumam gostar mais de ir para os atendimentos quando o psicólogo utiliza jogos e brincadeiras nas sessões.